sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Veja dicas para comprar serviços turísticos pela internet com segurança

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 - by Isaias Santos 0


Os interessados em viajar já não procuram mais agências de viagem e programam todo o passeio pela internet, incluindo a compra das passagens, reserva em hotéis e roteiro de atividades. O que poucos sabem é que, por trás das aparentes facilidades do mundo virtual, também há grandes riscos.

Pensando nisso, a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) lançou a cartilha “Viaje com Segurança”, com dicas de quais cuidados os turistas precisam ter na hora de preparar uma viagem e evitar contratempos, como taxas adicionais que aparecem de surpresa, reservas não efetuadas, hotéis ruins, serviços de má qualidade e atendimento virtual ineficiente.


O presidente da entidade, Marco Ferraz, lembra que os profissionais da área de turismo são mais caros, mas oferecem a melhor relação entre custo e benefício. “Muitas agências e operadoras de turismo aliam o atendimento personalizado, formatando viagens de acordo com as preferências de cada cliente, à praticidade da venda online.”

Confira abaixo as orientações para os consumidores que utilizam a internet para preparar as viagens de férias:

1- Antes de fechar a sua compra, confira a reputação da empresa.  Consulte amigos e faça uma pesquisa completa na internet, incluindo redes sociais, sites e órgãos de defesa do consumidor. Além disso, verifique também se a empresa possui CNPJ, sede física e telefone de contato.

2- Cheque o Cadastur (cadastro das empresas habilitadas a atuar como agências de viagem) disponível na página do Ministério do Turismo e procure verificar se a empresa faz parte de uma entidade do setor.

3- Tome cuidado com ofertas milagrosas. Há muitas páginas na internet que oferecem passagens aéreas a preços extremamente baixos, mas são fraudes. Nesses casos, o consumidor precisará acionar a justiça para reaver o valor pago.

4- Ao efetuar uma reserva, fique atento às taxas extras que podem aparecer somente no momento do pagamento. Lembre-se de que o consumidor tem o direito de ser informado com clareza sobre o que está pagando.

5- Imprima todos os comprovantes da sua compra online. Se não puder, faça um printscreen da página ou salve-os em PDF. Assim, você poderá cobrar a empresa contratada casoa mesma não cumpra com todos os serviços prometidos no ato da compra.

6- A compra online de serviços de viagens prestados por empresas estrangeiras pode trazer surpresas para o consumidor, pois é gerada uma operação em dólar, que está sujeita à cobrança de 6,38% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Esse valor também é atualizado até o fechamento da fatura do cartão de crédito do cliente, e pode ficar bem mais alto caso a moeda estrangeira se valorize.

7- O consumidor tem sete dias para desistir de um produto adquirido na internet e assim ter todo o valor pago devolvido. Esse direito é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, porém, só é valido para empresas com sede constituída no Brasil.

8- Adquirir serviços pela internet de empresas estrangeiras também esconde o risco de que é mais difícil para o consumidor fazer contato e obter assistência na hipótese de precisar fazer alguma alteração no serviço contratado.

9- Não deixe de contratar um serviço de assistência de viagem. Há diferentes modelos que podem cobrir contratempos com saúde, cancelamentos de voos e perdas de bagagem, entre outras proteções.

10- Procure um agente de viagens, pois esse profissional poderá ajudar a montar uma viagem totalmente personalizada, voltada para o perfil e adaptada ao orçamento do consumidor, indicando os melhores passeios e serviços.

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