terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Saúde: Tecnologia para acabar com as filas

terça-feira, 14 de janeiro de 2014 - by Isaias Santos 0


A informatização do Sistema Municipal de Saúde (SMS) deve acabar com as tradicionais filas para marcar consulta em Petrópolis. 
Um dos objetivos do sistema é possibilitar que as consultas com especialistas sejam marcadas, imediatamente, no posto de saúde onde paciente é atendido. Atualmente, o caminho é encaminhar o paciente do posto de saúde para o ambulatório, onde ele faz fila para conseguir consulta e novo sacrifício se depender de exame por outro especialista.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia de Petrópolis, Airton Coelho, disse que a meta é chegar ao ponto em que o petropolitano possa marcar a consulta utilizando a internet num dos 50 centros de inclusão digital e no posto de saúde. “Quando uma pessoa é atendida numa emergência ela sai com encaminhamento para um clínico geral ou um especialista. Com o sistema informatizado ela vai poder ir a um posto perto da sua casa e pedir para marcar a consulta. Com isso vamos acabar com as filas”, comentou.


A informatização do serviço de saúde pública de Petrópolis vai começar pelas chamadas portas de entrada, que são o Pronto Socorro do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp, o Pronto Socorro Leônidas Sampaio, as duas UPAs (Centro e Cascatinha), emergência do Hospital Alcides Carneiro e os postos de saúde de Pedro do Rio e da Posse. Nesta unidades, segundo o secretário Airton Coelho, haverá a classificação de risco, como já é feito nas UPAs.

Com esta classificação será possível identificar os casos e encaminhá-los conforme a gravidade. O secretário explicou que uma pessoa que chega numa das portas de entradas e pode ser tratada num posto de saúde, será encaminhada para o mais perto de sua casa para o tratamento. “Com isto vamos otimizar e agilizar o atendimento do paciente”.

O segundo passo da informatização serão os postos de saúde, que estão definidos como linhas de cuidado e preventiva. Nestas unidades, o médico terá acesso ao prontuário do paciente e à informação sobre a sua linha de cuidado, sabendo quais os exames e tratamentos que foram realizados, assim como o medicamento que está sendo usado pelo paciente. Hoje, quando uma pessoa chega num posto de saúde ou ambulatório de especialidade, se for a primeira vez, o médico é obrigado a fazer perguntas como se fez exames, quais, qual o tipo de medicamento que toma, o que não será preciso com a informatização, pois todas as informações estarão no prontuário eletrônico.

O sistema de informatização da saúde estará também ligado à Assistência Social, permitindo ao governo e aos profissionais da saúde e assistência social saber se determinada pessoa, além dos cuidados com saúde está sendo atendido por algum programa social. “Toda a informatização está sendo feita dentro da realidade e necessidade de Petrópolis e estamos utilizando o sistema fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde, que é usado por outros municípios”.

Atendimento de pacientes de outras cidades
O secretário de Ciência e Tecnologia aponta outra vantagem da informatização do Sistema Municipal de Saúde, que é cobrar corretamente pelo atendimento de  pacientes de outras cidades. Esta cobrança, feita a partir de dados reais, apurados com o auxílio da informatização vai permitir que o município seja ressarcido pelos gastos com pacientes de fora.

Nos últimos 20 anos, todos os secretários de Saúde sempre chamaram atenção para este tipo de atendimento que onera o poder público local, além de utilizar todos os recursos como internação e ambulatório petropolitano. A Secretaria Municipal de Saúde consegue hoje fazer a cobrança destes atendimento, no entanto, o secretário de Ciência e Tecnologia acredita ser possível chegar a um número real deste tipo de atendimento.

A informatização da Saúde, segundo o secretário de Ciência e Tecnologia está sendo realizada a partir de um diagnóstico realizado ao longo de seis meses, quando se constatou a necessidade de se investir num sistema de controle de todos os setores da Saúde, não somente estoque, mais regulação de vagas, atendimento em ambulatório, internação e outros.

O secretário explicou ainda que o diagnóstico mostrou a necessidade de adotar um sistema de gestão onde seja possível acabar com os gastos desnecessários, como a realização de um mesmo exame por um único paciente atendido num posto e depois num ambulatório de especialidade. O objetivo de Prontuário Eletrônico é justamente acabar com estes gastos, pois o médico terá acesso à informação que tal exame já foi realizado e em quanto tempo.

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