quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Quer aprender inglês, espanhol... klingon (Star Trek) ou até dothraki (Game of Thrones)? Conheça o Duolingo

quinta-feira, 17 de outubro de 2013 - by Isaias Santos 0


É relativamente fácil encontrar cursos de Inglês , Espanhol , Francês e Alemão online. Mas, e se você quiser aprender latim, Silbo Gomero , Maia ou basco? Ou uma língua fictícia, como Dothraki de "Game of Thrones" ou Klingon de "Star Trek"?
Em seguida, ele fica mais complicado. A oferta para o ensino de idiomas online é dominado pelas línguas mais faladas no mundo por razões óbvias: são mais úteis para a comunicação e, portanto, com maior demanda.


No entanto, a diversidade linguística é um patrimônio mundial que está em risco de desaparecer. De acordo com estudos, 10 línguas desaparecem a cada ano, e esse processo está se acelerando ao longo do tempo.

Mas a tecnologia poderia vir para o resgate. Duolingo, o aplicativo de aprendizagem de línguas mais bem sucedido, anunciou o lançamento de uma "incubadora" que permitirá que qualquer usuário possa criar novos cursos para diferentes idiomas.

'Crowdsourcing' para criar os cursos
Qualquer usuário? Sim, qualquer usuário, desde que eles saibam a língua que quer ensinar e a linguagem a partir do qual ele vai ser ensinado. Por exemplo, se um usuário sabe falar espanhol e latim perfeitamente, ele vai ser capaz de criar um curso de latim para falantes de espanhol.

O plano de Duolingo é apelar para a inteligência coletiva e "crowdsourcing" para recrutar um exército de voluntários para desenvolver estes cursos.

"Só vai ser um curso para cada idioma. E para cada idioma, vamos escolher entre dois ou  três moderadores através de um sistema de aplicação e um processo de seleção. Em seguida, esses moderadores podem escolher equipes de pessoas para ajudá-los", explica Luis von Ahn , o guatemalteco criador do Duolingo e um dos pioneiros do crowdsourcing.

De acordo com o Duolingo, para uma pessoa que trabalha 40 horas por semana seria necessário cerca de quatro meses para desenvolver um desses cursos, para reunir uma boa equipe, que será necessária para a iniciativa de sucesso, algo que von Ahn não está preocupado.


A tarefa de criar um curso de língua parece estar apenas ao alcance de linguistas especializados, mas o método que Duolingo tem desenvolvido é "bastante livre, com listas de palavras concretas e a ordem em que devem ser usados​​, com frases simples", diz von Ahn.

A incubadora orienta o usuário para que ele só tenha que seguir alguns passos padronizados para criar qualquer curso.

O alguns algoritmos de consistência para verificar a qualidade dos cursos. Uma vez terminado, eles começam como versões beta que irão melhorando de acordo com o feedback do usuário. Se as métricas de aprendizagem estabelecidos não são alcançados, o Duolingo fecha o curso e convida o moderador para melhorá-lo até que ele se torne melhor.

Qual é o incentivo?
Parece que a criação de um curso no Duolingo vai ser um trabalho árduo, mas a empresa é clara sobre o fato de que ele não vai pagar qualquer um dos colaboradores que participam.

"Nosso objetivo é ensinar as línguas do mundo de graça, então nós também esperamos que os outros colaborem de graça", diz o criador da Duolingo. No momento, Duolingo é financiado por 18.000 mil dólares de capital de risco e com as traduções que o sistema gera. Os nomes dos criadores do curso serão exibidos, e eles vão receber todo o crédito. Isso será um incentivo suficiente?

Von Ahn, também famoso por ser um dos inventores do método de autenticação conhecido como ReCaptcha, diz que ele havia recebido "mais de mil emails no último ano e meio de pessoas dispostas a colaborar."

Há também organizações interessadas nesta nova ferramenta, entre elas uma base no sul do México, que pretende desenvolver cursos de línguas indígenas na área.

Várias escolas e universidades em todo o mundo já estão usando Duolingo para ensinar línguas, e de acordo com estimativas da empresa, há cerca de 30 mil estudantes que seguem o seu método.

A filosofia Duolingo
Em um curto espaço de tempo, Duolingo tornou-se um dos métodos mais populares para a aprendizagem de línguas, pois exige apenas uma conexão com a Internet e um smartphone para ser imerso na experiência de aprendizagem.

De acordo com Duolingo, que também tem aplicativos para iOS e Android, entre 60.000 e 70.000 pessoas se registram no site todos os dias (existem 10 milhões no total de usuários registrados) .
O aplicativo já foi baixado mais de seis milhões de vezes na versão Android e mais de sete milhões de vezes na versão iOS para iPhone e iPad, o que torna Duolingo o aplicativo educacional mais baixado no Google Play e no iTunes, respectivamente.

Toda a filosofia de Duolingo é baseado no ensino de seus usuários em cerca de 3.000 palavras básicas de cada linguagem, bem como uma série de estruturas básicas para expressar idéias em diferentes tempos verbais. "Se alguém sabe como dizer essas 3000 coisas, eles já podem expressar um monte de coisas nessa língua ... embora, obviamente, não seja o suficiente para escrever um artigo para a CNN", brinca von Ahn.

Parece bastante simples , à primeira vista , mas a empresa estima que centenas de horas são necessárias para concluir qualquer um dos seus cursos.

Até agora, mais de 100.000 pessoas receberam o "Coruja de Ouro" , que simboliza alguém que se formou em uma das línguas ensinadas por Duolingo.

Para alguns de seus usuários, este é um sonho se tornando realidade, como o usuário Profesor_Raitao1154 resumiu em um dos tópicos do fórum Duolingo: "Eu estou chorando porque este site é o que eu sempre sonhei: a aprendizagem de línguas de graça, da maneira mais divertida possível."

Baixe o aplicativo Duolingo para:
Android ou
iOS

0 comentários:

© 2013 Tec Neo Blog. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog