sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Após polêmica, Gabriela Pugliesi diz que reforçará sinalização de post pago

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014 - by Isaias Santos 0

Gabriela Pugliesi, autora do blog sobre vida saudável Tips4Life,  virou centro de uma polêmica envolvendo seu perfil no Instagram - a conta tem mais de 540 mil seguidores. Usuários criaram a hashtag #explicapugli para questionar se os posts sobre produtos recomendados por ela são pagos.

As pessoas envolvidas nas denúncias alegam que não há indicação de #publipost no conteúdo e reportaram a prática ao Conar (Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária). O órgão aceitou a denúncia e analisa a situação – por isso, ainda não pode comentar esse caso específico.

Gabriela admitiu publicar conteúdo patrocinado  no perfil no Instagram, mas alega que seu trabalho é "honesto, normal e deixou de ser novidade faz tempo". Além disso, ela afirma que comenta apenas produtos que "realmente gosta, usa e consome". A blogueira também disse que já está dando mais ênfase ao indicar o conteúdo patrocinado.

Apesar da polêmica, Gabriela brincou nesta semana com a situação. Em uma foto na qual ela aparece usando um computador da Apple, a blogueira usou as seguintes hashtags: #naverdade #tudoisso #foipara #fazerpubli #domacbook #eainda #quemMepagou #foiSteeve #laDocéu #PagouPormeioDeUmMédium.


Confira abaixo a íntegra da entrevista, concedida por e-mail:

Com você está se sentindo em relação às críticas envolvendo os posts publicitários?
Gabriela Pugliesi - Fiquei assustada no início. Há alguns meses postei no meu blog uma explicação de como é feito o meu trabalho, semelhante ao de todas as blogueiras que têm grande audiência e credibilidade, mas isso não foi suficiente para evitar a má fé e os julgamentos errados. O que eu faço é honesto, normal e deixou de ser novidade faz tempo.

Só falo no meu Instagram de produtos que eu realmente gosto, uso e consumo, mesmo quando é publicidade. Meu prazer está em motivar as pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável, e isso não envolve só uma boa alimentação e exercícios físicos. Se a mente não está boa, adoecemos do mesmo jeito. Mas, enfim, as críticas fazem parte, já me acostumei, confesso que no início sofria mais.

Qual é a sua atitude profissional como comunicadora em relação ao conteúdo patrocinado no seu blog e nas redes sociais ligadas a ele?
Gabriela – Minha atitude profissional é apenas fazer parcerias com empresas que tenham sinergia com o conteúdo do meu blog e principalmente com a minha filosofia de vida. Todas as empresas/produtos/marcas que eu divulgo, seja publicidade ou não, fazem parte da minha rotina ou eu acho a dica válida para outras pessoas. Exemplo: divulgo vários produtos sem glúten, pois tenho muitos seguidores intolerantes. Eu não sou intolerante, mas a dica é válida para muita gente, e claro que sempre são produtos que atesto a qualidade.

A minha responsabilidade como pessoa, e isso vem muito antes de ser profissional, é negar qualquer proposta que não esteja de acordo com meu estilo de vida, e com o que acredito. Recuso muito mais propostas do que aceito. Faço poucas e boas parcerias. No Instagram, mais de 90% do meu conteúdo é espontâneo, pois isso que movimenta as minhas redes e são dicas práticas que as pessoas buscam ali.

Se eu divulgasse apenas conteúdo patrocinado tudo perderia o sentido, pois eu comecei fazendo esse trabalho espontaneamente, por amar incentivar as pessoas e continuarei assim. Faz parte da minha essência.

Há sinalização de que são publiposts? Onde ela fica?
Gabriela – Há sinalização, sim. No blog sempre vem abaixo do post como "Parceiro "Tips4life" ou "publicidade". No Instagram, antes eu só colocava a hashtag #publipost. Agora para ficar mais ainda em evidência que é um conteúdo patrocinado eu marco na localização como "parceiroTips4life" ou " publicidade" e também uso a hashtag #publipost. Sou a favor de se criar normas mais claras para blogueiras, pois cada uma coloca uma coisa e tem muitas "menores" do que eu que não colocam nada. Se criarem normas claras, seria muito mais fácil para o leitor e para nós, com certeza.

Fonte +UOL 

0 comentários:

© 2013 Tec Neo Blog. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog