Nos primeiros dias do Google, quando os funcionários estavam se preparando para lançar um novo projeto, eles tiveram que fazer uma peregrinação para ver Marissa Mayer, empregada nº 20, e o chefe de design e interface do usuário. Isso não era divertido.
"Você fica fora do seu escritório e se sente como se estivesse reunido com o diretor da escola", disse um ex-funcionário, que não quis ser identificado no caso de seu caminho se cruzar com Mayer novamente. "Você tinha exatamente cinco minutos para mostrar o projeto que você tinha trabalhado meses, e se ela não gostasse, dizia para redesenhá-lo. Às vezes eram apenas jogados fora."
Esse tipo de perfeccionismo em parte explica como Mayer ganhou sua reputação como a criadora do visual do Google. Durante seu tempo na empresa, ela concebeu a estética gritante da página inicial do Google e supervisionou o olhar e a sensação de quase todos os produtos.
Então, quando ela assumiu como presidente-executiva do Yahoo em julho de 2012, parecia que ela teria que trazer pelo menos um vigor renovado para o projeto da empresa que passava por dificuldades. Mas suas decisões de interface não tem justificado o investimento até agora.
Ela certamente fez mudanças - com repaginadas visíveis do site de compartilhamento de fotos, o Flickr, que o Yahoo comprou em 2005, o logotipo Yahoo e o serviço de e-mail da empresa. Estes quase têm sido mal recebidos. Os usuários reclamaram do redesign do Flickr porque o layout ficou muito esquisito tirando as imagens. Designers reclamaram do redesenho do logotipo brilhante do Yahoo, agora todo roxo, dizendo que não era muito de uma melhoria.
Quanto ao Yahoo Mail, a sua reformulação em outubro, eliminado guias e outros recursos de correio tradicionais. A reação? Uma petição no Change.org para trazer de volta o antigo formato, grupos no Facebook lamentando o novo formato e dezenas de milhares de usuários reclamando em um fórum do Yahoo Mail.
Mudar é difícil. Mas há mais do que isso. O design é um reflexo da identidade de uma coisa. O novo serviço de e-mail, por exemplo, não disse nada mais sobre como o Yahoo se vê. Mayer tem contratado agressivamente novos talentos para o Yahoo News. Isso quer dizer que é uma empresa de mídia? Se assim for, por que não há conteúdo de mídia relacionados, como links de notícias ou inserção de conteúdo do Flickr em seu serviço de e-mail? É uma rede social? Se assim for, por que não são mais elementos sociais, além do velho bate-papo do Yahoo integrado?
Em vez de fazer alterações de fundo, muitos clientes disseram que o redesenho simplesmente copiou o Gmail do Google, com seu sistema de e-mail baseado em conversa.
Uma porta-voz do Yahoo disse que as últimas alterações foram um esforço para construir uma experiência mais rica. "No Yahoo é implacavelmente focado em tornar hábitos diários dos nossos usuários mais inspiradores e divertidos", disse ela em um comunicado. "Com cada um de nossos novos produtos, o nosso processo de inovação e design continuará a ser impulsionado pela nossa missão de encantar nossos usuários."
Um ex-funcionário do Yahoo disse que as mudanças ainda não explicaram muito o que é a empresa. "A questão real é muito mais profunda do que as mudanças no projeto", disse ele, pedindo para não ser identificado por ser um consultor da empresa. "Você consegue qualquer coisa, desde as decisões de design que sugerem que eles estão se movendo de um tipo de empresa para outra?"
Mayer não é o primeiro chefe do Yahoo a lidar com essas questões - e com a resolução em um projeto para refletir essa identidade.
No final de 1990, sob Tim Koogle, design da empresa centrada em conectar pessoas, integrando Rocketmail - que se tornou Yahoo Mail - e GeoCities, a plataforma de blogs do Yahoo. Em 2001, quando Terry Semel assumiu como presidente-executivo, o Yahoo tornou-se mais do que um tipo de mídia, e muito mais vídeo foi adicionado ao site. Ainda é cedo para Mayer, mas suas escolhas de design não esclarecem o que o Yahoo quer ser quando crescer.
"As principais mudanças são o que a empresa parece internamente. Ela está revitalizando o interior da empresa, e que todo mundo vê na superfície são apenas pequenas ondulações".
Os números do Yahoo parecem ilustrar este ponto também. Desde que Mayer assumiu, o preço das ações da empresa dobrou. No último trimestre, o Yahoo adquiriu oito startups e lançou 15 novos produtos, o que levou a um aumento de 20 por cento no tráfego do site, que agora chega a 800 milhões de usuários por mês. De acordo com o Alexa.com, um serviço de ranking online, as visualizações de páginas do Flickr aumentaram desde a reformulação neste ano, apesar das reclamações. Isso também pode ser atribuída à decisão da empresa de dar aos usuários um terabyte de armazenamento gratuito.
E esse logotipo, em toda a sua glória roxo, ainda está pendurado na homepage do Yahoo. Mesmo que não saibamos exatamente o que é a empresa.

0 comentários: