quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Google+: o crescimento exponencial dos seus fantasmas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013 - by Isaias Santos 0


Você já deve ter ouvido compararem o Google+ com uma “cidade fantasma” inúmeras vezes, mas a verdade é que essa rede cresce cada vez mais, e mesmo que você possa não estar lá, um dia vai precisar estar lá.

O Google é de longe a ferramenta de busca mais acessada do mundo, respondendo por cerca de 70% de todas as pesquisas na internet. Ao longo de sua história, passou a criar várias ferramentas para ajudar os seus usuários, como um tradutor, agenda, office online, entre outros e adquiriu outros serviços, como o Youtube. Acontece que todos esses serviços funcionavam de maneira independente um do outro, daí surgiu a ideia de algo que centralizasse toda a vida digital que a pessoa tinha no Google.


O Google+ vai além do conceito de rede social, muito além de um simples lugar onde as pessoas curtem a foto da cunhada do amigo da prima de bikini na praia ou algum animal fofinho degolado ou mutilado. Há conteúdo e pessoas querendo esse conteúdo, seja ele qual for, é um local onde as pessoas se conhecem pelo interesse em comum, não somente por obrigação familiar ou aquelas pessoas que nem compartilham mais de seus hobbies.

Apesar de ter pouco mais de 2 anos, já possui uma extensa rede de usuários, e muito disso se deve à política da Google de “obrigar” a pessoa a ter uma conta no Google+ para usar seus produtos, mas se pensar bem, nada mais lógico do que ter uma conta centralizada para usar todos os serviços. A ideia é não pensar que pra usar um serviço você “tem que ter” uma conta Google+, pois agora é uma conta só, que te dá acesso a todos os serviços do Google.

Hoje figura como a segunda rede social mais acessada do mundo, perdendo apenas para o Facebook, que ultimamente tem sido alvo de grande fuga de usuários jovens para outras redes, inclusive para o Google+. Hoje possui cerca de 1 bilhão de usuários, sendo cerca de 370 milhões realmente ativos no sistema, contra os 1,2 bilhão do Facebook, sendo uns 680 milhões ativos.

Muitas páginas de sucesso já veem seu maior público partindo do Google+, algumas delas brasileiras, apesar de o engajamento no Brasil ainda ser pouco, coisa que tem mudado muito ultimamente. Uma das maiores vantagens que essas páginas podem ter, é que tudo que é postado fica indexado automaticamente nas pesquisas do Google.

Recentemente o Google inseriu os comentários do Plus no Youtube, o que deixou alguns usuários descontentes pois tirou a possibilidade de se comentar de maneira anônima, o que gerava em grande parte os comentários racistas e de ódio em muitos vídeos. Agora, além do dono do vídeo poder controlar e monitorar melhor esses comentários, os usuários poderão visualizar os comentários de pessoas de seus círculos, além de poder decidir se seu comentário é público ou restrito a determinados círculos.

O futuro ninguém sabe, mas algumas pesquisas indicam que o Google+ deve superar o Facebook até meados de 2016. Os fantasmas estão se multiplicando.

Abaixo algumas páginas do Google+ e do Facebook, comparando a quantidade de seus seguidores nessas redes.

+iG Google+: 453.615 / Facebook: 273.668 (No Google+ o número de "curtidas", em vermelho, não correspondem ao número de seguidores, que fica logo abaixo nos dados da página.


+INFO - Google+: 767.117 / Facebook: 189.372


+InfoJobs.com.br Google+: 178.799 / Facebook: 165.825

Autor +Isaias Lima

0 comentários:

© 2013 Tec Neo Blog. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog