terça-feira, 24 de setembro de 2013

China desbloqueia redes ocidentais

terça-feira, 24 de setembro de 2013 - by Isaias Santos 0

O South China Morning Post informa que Facebook, Twitter e outros sites serão desbloqueados em uma zona de comércio livre de Xangai. Um funcionário não identificado disse que o movimento tem por objetivo fazer com que os estrangeiros "se sintam em casa".



Facebook e Twitter foram bloqueados desde 2009, na sequência de distúrbios que o governo culpou as redes sociais. O governo chinês rotineiramente censura a internet e bloqueia o acesso a sites que considere inadequados ou politicamente sensível.


De acordo com o China Internet Network Information Center (CIIC), o país tem hoje mais de 591 milhões de usuários de internet e 460 milhões de usuários de web móvel.

O South China Morning Post citou os nomes do Facebook, Twitter e no New York Times como alguns dos sites que serão desbloqueados na zona que deverá ser lançada no final deste mês. O jornal cita um funcionário do governo, explicando que a atitude é para fazer com que os visitantes estrangeiros se sentem mais em casa.

O documento também informa que o governo está convidando propostas de empresas de telecomunicações estrangeiras para concorrer a licenças para prestação de serviços de internet nessa zona. Enquanto alguns vêem a medida como uma desintegração do famoso Grande Firewall da China, outros não são ficaram tão impressionados.

"Alguns pequenos passos à frente da China pode ser uma boa notícia, mas o que é realmente importante é que as empresas da web dos EUA não cooperam com nenhuma solicitação do governo chinês", disse Jim Killock, diretor do Open Rights Group.

Fonte +BBC News 

0 comentários:

© 2013 Tec Neo Blog. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog